Controlo das rondas nas residências seniores. A segurança é um tema sensível para os profissionais de cuidados seniores. As Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) têm investido cada vez mais na sua modernização. E, principalmente em sistemas que garantam a segurança dos seus utentes.
Porque se torna fundamental o controlo de rondas nas residências seniores? Inegavelmente, trata-se de uma ferramenta indispensável para o gestor da unidade.
Os elementos métricos fornecidos pelo software permitem uma análise meticulosa relativamente ao funcionamento da ERPI. Do mesmo modo, garantem que os serviços foram prestados atempadamente aos utentes.
No período nocturno, por norma estão menos cuidadores de serviço. No entanto, é nesse turno que por vezes ocorrem situações limite. Só para ilustrar, quedas ou mesmo a morte de utentes. Com o controlo de rondas essas situações poderão ser evitadas e/ou detectadas a tempo.
Para exemplicar, o quadro de alvos está dividido em três zonas distintas: Alarmes/Alertas activos, Presenças activas, e uma barra inferior com a indicação da hora. Os Alarmes/Alertas fornecem a indicação do número do quarto/WC/Sala, número da cama, ou outros, que faz o pedido de ajuda, E ainda, fornece a informação do tempo decorrido desde o início do mesmo.
A cor do alvo varia de acordo com o tempo decorrido, e se o Alarme/Alerta é ou não prioritário. Assim, sempre que o cuidador entra no quarto e marca a sua presença, esta informação fica disponível no Quadro de Alvos na zona das Presenças. Bem como, registado no software.
Deste modo, o responsável da ERPI poderá verificar nos relatórios, as ocorrências durante o período nocturno.
Com uma população cada vez mais envelhecida, é imperativo tornar as ERPI funcionais e eficientes.
Quer com propósito expresso de salvaguarda do bem-estar dos utentes. Quer apostando numa gestão de qualidade dos serviços prestados. Particularmente quanto ao tempo de atendimento aos eventos de alerta.
O controlo das rondas nas residências seniores é uma garantia de segurança do bem-estar dos utentes. Além de, disponibilizar ao gestor da ERPI informação essencial, como o tempo que leva cada cuidador a atender um utente.
Ora, com informação detalhada é possível rentabilizar os recursos humanos. E, por conseguinte, organizar de forma eficiente os turnos de trabalho.
A eficácia e a segurança são fundamentais numa ERPI.
Não só o controlo das rondas é indispensável no trabalho da equipa prestadora de cuidados. Como também, garante a segurança dos utentes.
NUCA nurse call ® a tecnologia e a segurança ao serviço dos profissionais de cuidados seniores.
Nota: este texto não foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico