Chamada de auxilio: segurança e os cuidados

Chamada de auxílio: segurança e os cuidados

Chamada de auxílio: segurança e os cuidados. Os principais responsáveis das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) conscientizaram-se que a segurança dos utentes é fundamental para o sucesso da sua estrutura. Analogamente, essa visão é partilhada pelas autoridades que tutelam o sector.  Assim, as ERPI já são estruturadas com sistemas que asseguram a segurança e os cuidados dos utentes.

O envelhecimento da população portuguesa é um facto, que continua a acentuar-se. Além disso, o quotidiano agitado e preenchido de muitas famílias, não lhes permitem cuidarem dos seus ascendentes. Portanto, existe um número crescente de idosos que por falta de apoio são institucionalizados. Por outro lado, assistimos ao aumento dos internamentos sociais por falta de resposta quer por parte da família quer do Estado. Desta forma, é fundamental o aumento da disponibilidade de camas nas ERPI em todo o país. No entanto, esse aumento tem de ser sustentável. Assegurando que as estruturas estão dotadas de capacidades técnicas e humanas para receber os nossos idosos.

Posto isto, o sistema de chamada de enfermeira é fundamental numa ERPI. Trata-se da “espinha dorsal” em termos de segurança para garantir um atendimento eficiente às solicitações dos utentes. Uma vez que previne situações limite e de consequências perniciosas quer para estes quer para a própria ERPI.

A plataforma NUCA nurse call®, foi concebida para dar respostas eficazes às preocupações dos responsáveis das ERPI.

A saber, o procedimento e fluxo de alerta do Nuca®, com a sua eficácia devidamente comprovada, garantem uma ligação directa permanente entre os utentes e a equipa cuidadora. Uma vez que, cada alerta gera de imediato um registo, e uma chamada telefónica para os elementos da equipa de auxílio a quem está atribuída a tarefa. E, as chamadas não atendidas são automaticamente repetidas ou reencaminhas, conforme escala predefinida para outro elemento da equipa. Por conseguinte, este procedimento permite a efectiva redução do tempo de resposta, minimiza o factor de risco e evita a duplicação de tarefas.  

A utilização de sensores de movimento, permitem fazer chamadas de alerta automáticas, que são determinantes na rapidez do auxílio aos utentes.  Quer estes se encontrem em situações que antecedam episódios de queda, deambulação por áreas interditas, quer em outras situações que conduzam ao perigo efectivo.

Do mesmo modo, além dos alertas gerados pelos sensores e pelas chamadas dos utentes, o sistema Nuca® pode ser configurado como uma ferramenta útil de alerta de rondas e tarefas.

Trata-se de uma forma eficiente de economizar tempo, e manter actualizada a agenda de tarefas resolvendo situações antes mesmo que estas venham a ocorrer.

Chamada de auxílio: segurança e cuidados. Não apenas garante a segurança e o bem-estar dos utentes, como também o apoio às tarefas dos cuidadores. Por consequência, beneficia as ERPI quer em termos de rentabilização dos seus recursos humanos, quer em termos de credibilidade perante os utentes, os seus familiares e as autoridades competentes.

NUCA nurse call® a tecnologia e a segurança ao serviço dos profissionais de cuidados seniores.

Nota: este texto não foi escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico

Por favor, siga-nos

Comments are closed.