Apoio sénior: a importância das redes WiFi. A rede wireless ou WiFi ou rede sem fios. Em outras palavras trata-se de uma “infraestrutura das comunicações sem fios que permite a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos”.
Poderemos afirmar que numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) o uso de uma rede WiFi profissional traz diversos benefícios.
Quer operacionais, havendo uma maior flexibilidade possibilita comunicar sem restrições. Mais ainda, os funcionários estão permanentemente contactáveis. Quer financeiros, pois evita a instalação de redes telefónicas sem fios. Com efeito, permitindo numa só infraestrutura fazer a comunicação de voz e dados.
Assim, os funcionários, utentes e convidados podem usufruir do seu uso. Mas de forma devidamente controlada. Podendo centralizar a rede WiFi, e desse modo permitir a sua divisão entre a rede profissional, utilizada pelos funcionários. E uma rede guest, a ser utilizada pelos convidados.
Certamente que a utilização de smartphones e tablets no nosso dia-a-dia passou a ser banal.
Nas ERPI, os utentes utilizam-nos de forma lúdica. Enquanto os funcionários para apoio às suas atividades (por exemplo, para fazer registos de atividade diária, acesso à internet, etc.). Estes equipamentos estando ligados à rede WiFi permitem receber informação onde quer que se encontrem. Desse modo, simplificando o trabalho do pessoal auxiliar.
O uso de smartphones por parte da equipa de cuidadores é fundamental para o bom desempenho desta. E, consequentemente, garante um maior conforto e comodidade para o utente. Através de um simples smartphone ou tablet é possível dispor de um conjunto de informações e funções vitais. Permitindo o aumento substancial da eficiência e eficácia da equipa de cuidadores. Tais como:
- Efectuar e receber chamadas telefónicas internas/externas;
- Permite a comunicação entre os elementos da equipa prestadora de cuidados para auxílio mútuo;
- Efectuar chamadas de emergência;
- Permite ao utente atender uma chamada telefónica sempre que se vê privado de sair do quarto;
- Permite ao prestador de cuidados receber chamadas telefónicas automáticas sempre que um utente accionar o sistema de chamada de enfermeira (“quadro de alvos”);
- Integrar com o intercomunicador/videoporteiro para atender e/ou abrir a porta de acesso ao exterior;
- Receber chamadas informativas de diversos tipos de alarme (sensores de portas de emergência, portas dos quartos, sensores de colchão e/ou tapete) para apoio a utentes com demência.
Inevitavelmente, o envelhecimento da população tem vindo a aumentar. Como resultado, são vários os estudos a prever que os idosos deverão representar 32% da população portuguesa em 2050. Ora, Portugal chegará a ser o país mais envelhecido da União Europeia. Logo a seguir à Grécia, no final do século.
Por consequência, torna-se imprescindível equipar as ERPI com a mais inovadora tecnologia para dar conforto e comodidade aos nossos idosos. De modo, a que estes vivam de forma digna o “Inverno” das suas vidas.
Para concluir, podemos potenciar o uso de uma infraestrutura WiFi com inúmeras vantagens inerentes à utilização de smartphone e/ou tablets. Estando ligados à rede WiFi têm cobertura de internet em todo o edifício. Com efeito, permite uma grande mobilidade dos auxiliares. Estes mantêm-se permanentemente contactáveis para qualquer situação de emergência. E, mesmo para o controlo das portas. A facilidade de comunicação interna entre elementos da equipa, o aumento da produtividade da equipa, são algumas das vantagens apontadas. Tal como, uma maior segurança, integração com sistema de chamada de enfermeira (recepção dos pedidos de auxílio dos quartos/wc´s), e outros sistemas (controlo de acessos, de alarmes diversos, etc).
Apoio sénior: a importância das redes WiFi. Com a finalidade de caminhar em direcção ao futuro.
Actualmente, estamos dependentes da informação ao minuto, ao segundo. Sendo assim, torna-se necessário dotar as ERPI com equipamentos que favoreçam o aumento da rentabilidade do desempenho dos prestadores de cuidados. Com efeito, ao incrementar melhoramentos nos procedimentos, iremos apoiá-los na execução das sua tarefas. Bem como, a segurança e o bem-estar dos utentes sejam salvaguardadas.
Apoio sénior: a importância das redes WiFi. O futuro chama por si. Invista em tecnologia.
Nota: o texto não foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Add a Comment